A OSTEOPATIA é um sistema de diagnóstico e tratamento.
Na OSTEOPATIA, o corpo é visto como um TODO.
Durante uma CONSULTA, inicialmente, o Osteopata actua como um detective procurando disfunções e restrições da mobilidade que LOCALMENTE ou à DISTÂNCIA, DIRECTA ou INDIRECTAMENTE, juntifiquem ou contribuam para as queixas apresentadas. Para tal recorre a dados recolhidos através de Sinais e Sintomas, História Clínica, Exames complementares de diagnóstico (RX, TAC, Ressoancias Magnéticas,…), Palpação e Testes de mobilidade de Articulações/Tecidos com o objectivo de chegar a um DIAGNÓSTICO. Depois, numa segunda fase, o Osteopata executa uma série de manobras para restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais. Para tal recorre a técnicas EXCLUSIVAMENTE MANUAIS que actuam sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas articulares, órgãos, tecido nervoso, vascular e linfático) cuja disfunção (decorrente más posturas, esforços intensos, estilo de vida, stress, etc.) afecta o equilíbrio de todo o corpo alterando o bem-estar global do indivíduo. Segundo a OSTEOPATIA tanto uma DOR como uma INCAPACIDADE são encaradas como resultantes de uma complexa interacção entre as componentes neuro-musculo-esquelético-viscerais únicas de cada caso.
Um OSTEOPATA é um profissional que SABE que o LOCAL onde as queixas se manifestam e a sua ORIGEM frequentemente NÃO COINCIDEM. Essa é a razão porque a Osteopatia tem sucesso onde muitas outras modalidades terapêuticas falham.
O TRATAMENTO OSTEOPÁTICO actua como um elemento facilitador que, realçando a importância da integridade estrutural e funcional do organismo, explora a capacidade natural que o CORPO tem para se “AUTO-CURAR”. Toda a intervenção é baseada em sólidos conhecimentos de anatomia, fisiologia, biomecânica e semiologia de modo a garantir um tratamento preciso e enquadrado com as necessidades do Paciente.
Em função da PATOLOGIA apresentada e seu grau de evolução, poderão haver casos em que o OSTEOPATA lhe prescreva alguns exercícios para fazer a casa (ex: Alongamentos/Fortalecimento de músculos específicos) ou recomende a realização de Sessões de Fisioterapia.
Um OSTEOPATA poderá também dar-lhe conselhos nutricionais (alimentação e suplementação) com o objectivo de coadjuvar e potenciar a intervenção realizada, conduzindo a uma aceleração dos resultados e sua manutenção.
A Osteopatia é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.
Luís Silva
o COPRPO
Deixa a tua mensagem